"Sabina Freire" estreia em Coimbra a 30 de Outubro

<p>A Companhia de Teatro de Braga e A Escola da Noite, de Coimbra, estreiam a 30 de Outubro, em Braga, a peça "Sabina Freire", de Manoel Teixeira-Gomes. </p>
Publicado a
Atualizado a

A peça estará em cena até 13 de Novembro no Theatro Circo, de Braga, e será reposta de 19 de Novembro até 3 de Dezembro no Teatro da Cerca de S. Bernardo, em Coimbra.

Integrado no âmbito das Comemoração do Centenário da República, cumprirá uma itinerância pelo país ao longo de 2010.

"Sabina Freire" é encenada por Rui Madeira, da Companhia de Teatro de Braga, e reúne actores de ambas as companhias.

Trata-se de um projecto de cooperação entre as duas companhias que terá sequência no próximo ano com uma encenação dirigida por António Augusto Barros, de A Escola da Noite.

De acordo com uma nota da companhia bracarense, trata-se de um espectáculo "construído a partir de um texto notável de Manoel Teixeira-Gomes", intelectual e político nascido em Portimão, em 1860, e falecido em Bougie, Argélia, em 1941.

"Sabina Freire" é "uma obra-prima, o mais estranho trabalho que há 20 anos tem aparecido. O teatro Português moderno não tem nada que se lhe compare", realça a companhia, citando palavras proferidas na altura por Fialho D'Almeida.

Manuel Teixeira Gomes foi intelectual de elevada estatura, estadista, escritor e, também, Presidente da República entre 1923 e 1925, quando o regime parlamentar atravessava alguns dos momentos mais conturbados. Como diplomata coube-lhe enfrentar situações de grande complexidade, como combater a hostilidade das monarquias europeias perante o regime republicano implantado em Portugal.

            Com encenação de Rui Madeira, cenografia de Rui Anahory e figurinos de Sílvia Alves, reúne um elenco de actores da Companhia de Teatro de Braga composto por Solange Sá, André Laires, Jaime Soares e Carlos Feio. De A Escola da Noite participam os actores Sílvia Brito, António Jorge, Ricardo Kalash, Miguel Magalhães e Lina Nóbrega.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt